quarta-feira, 13 de setembro de 2006

A estréia de El Grande

Jogão! Aproveitamos a noite que o Tobias, o hóspede alemão de uma noite do Alfredo passaria aqui em Sampa e estreamos o El Grande.

----

Objetivo e vencedor

Bom, o jogo é de controle de territórios, pontuando-se como no San Marco (a presença de cubos da cor do jogador indica o controle ou não). Ao final de nove rounds vence quem tiver feito mais pontos. A pontuação nos territórios é feita logo após o 3o o 6o e o 9o rounds (exceção: algumas cartas de ação permitem uma pontuação imediata em 1 ou mais territórios).

----

Set-up

Cada jogador sorteia uma carta para definir a região nativa de seu avatar e dois de seus cavaleiros. Outros sete cavaleiros são deixados na corte (player area) e os restantes (cerca de 20) são enviados para um pool comum denominado "províncias". Cada jogador recebe um set de 13 cartas (numeradas de 1 a 13) da respectiva cor.

----

O turno - parte 1

São reveladas as cartas de ação que estarão disponíveis aos jogadores na segunda fase do round.

Os jogadores determinam o starting player. A partir deste, em sentido horário, cada jogador escolherá uma de suas 13 cartas (power cards). A escolha do seguinte é feita com o conhecimento da carta jogada pelo anterior. Quem jogar a carta de maior valor terá o direito de escolher primeiro a carta de ação para a fase seguinte do turno, em contrapartida terá direito a trazer menos cavaleiros das províncias para a respectiva play area.

Após todo mundo revelar as cartas, as mesmas são descartadas e os cavaleiros são retirados das províncias para as respectivas play-areas. No round seguinte, o primeiro jogador a revelar a respectiva power card será aquele que foi o último no round anterior.

----

O turno - parte 2

O jogador que jogou a carta mais alta na fase passada escolhe a carta de ação. As cartas de ação tem duas funções: uma ação especial e permitir que cavaleiros na play area sejam posicionados no tabuleiro.

Geralmente ações mais contundentes permitem o posicionamento de menos cavaleiros e vice-versa. São cinco cartas de ação, sendo que conforme elas são usadas o jogador seguinte verá reduzidas as suas opções de jogo.

Durante esta fase, existe um diferencial do jogo que é a Torre!!!!!!!!! Ao posicionar os cavaleiros nas regiões, tenho a opção de jogá-los na Torre ao invés de posicioná-los em alguma região. A torre será explicada a seguir.

-----

Scoring

A primeira providência na fase de scoring é selecionar secretamente num disco próprio a região de destino dos cavaleiros na Torre. Assim, se ao longo dos três rounds anteriores à pontuação, eu coloquei seis cavaleiros na Torre, estes seis irão para uma única região que eu selecionei.

Feita a escolha revela-se quantos cavaleiros há na Torre e pontua-se como numa região qualquer. Após esse score todos os cavaleiros são enviados para o seu destino e inicia-se a pontuação região a região.

----

O jogo é isso aí. Adorei.

abs

Stein

11 comentários:

zorg disse...

Eu tenho o El Grande - edição da Hans im Gluck, sem expansões - e é um dos meus jogos preferidos. É daqueles jogos muito "in your face", em que fazes muito mal aos outros jogadores, sem qualquer tipo de pudor ou vergonha.

Gostava de experimentar as expansões e ando a ver se arranjo pelo menos uma delas a um preço relativamente baratucho.

soledade disse...

Também gosto muito do El Grande. É um dos jogos mais elegantes que eu conheço, em termos de mecânica. É muito bem proporcionado na relação sorte/estratégia mas é também bem mais táctico que estratégico, na minha opinião.
A duração é razoável, tem um factor surpresa acrescentado pelo castelo que lhe dá algum "salero" e também tem aquela espécie de leilão que é, tacticamente, fundamental.
Paulo

Anônimo disse...

o El Grande é certamente um dos meus jogos preferidos... e com certeza essa edição especial está na minha lista de aquisições...

Anônimo disse...

o El Grande é certamente um dos meus jogos preferidos... e com certeza essa edição especial está na minha lista de aquisições...

Anônimo disse...

o "anônimo" fui eu... =)

Dimitri BR disse...

o jogo parece bem legal, mesmo: "na cara", como disse o zorg, não só no ataque aos outros jogadores, mas também na clareza das regras. quero jogar!

...tive uma idéia: vamos fazer uma versão guerra de tróia?? :P

---

só uma coisa: um alemão desconhecido surge pra passar uma única noite na casa do Alfredo, e vocês catam ele pra jogar um jogo alemão?!

ayayay...

soledade disse...

Alfredo, por aqui fizemos um jogo em que surgiu essa questão e, como as regras são omissas, optámos por fazer uma house rule que, aparentemente, é correcta. Pode-se usar o veto sobre o veto.

zorg disse...

Stein, eu ainda andei a considerar a possibilidade de "despachar" a minha edição e adquirir a decennial, a tal com as expansões incluídas. Mas depois achei que não valia a pena. Se conseguir comprar só a primeira expansão (aquela que substitiu os 2 decks de cartas por novas cartas que o jogador selecciona no inicio) já será suficiente. ;)

Anônimo disse...

Fala Chirol... eu não tenho, mas o Rogério tem, e costuma ficar na casa do Camilo (ou do Léo)... na próxima Mega-giga-joga (nome engraçado) a gente joga ele... Mas se tu quiser tem jogo toda semana, não precisa esperar tanto... =)

Dimitri BR disse...

...o Thiago e a Pia tb? ih, mas aí já virou 8-nimmt! :P

Dimitri BR disse...

:P