terça-feira, 19 de setembro de 2006

ok knizia

salve tijoleiros e cia.


novamente me valendo de um texto reaproveitado (ê preguiça), transcrevo aqui parte de um email (geekmail, na verdade, o email interno do boardgamegeek) que enviei pro Chirol há pouco.

trata de um afamado jogo que conheci recentemente e com o qual não tinha me empolgado muito.

todavia, como sou um gajo modesto e humilde (quase tanto quanto o zorg) - e talvez ainda por ser flamenguista, a despeito de ter nascido botafoguense - não tenho pudores em admitir que mudei de opinião e acho agora o jogo realmente acima da média.

lá vai o excerto do meu email-capitulação:

---

(...) a mais recente "descoberta da pólvora" minha e do Mantovani é... o Trigris e Euphrates!

jogamos 3 partidas e meia hoje online (na parada nova e meio ruim de jogos online que o Gabriel achou), e ficamos comentando como o jogo era inteligente e variado. cada partida foi muito diferente da outra.



além disso, o jogo é tb muito diferente dos dois outros que disputam a ponta do ranking do bgg; ao contrário de puerto e caylus, o tigris não é um jogo de construção progressiva e gerenciamento, nem tem muitas peças diferentes com poderes diferentes.

nesse sentido, é um jogo até mais "tradicional", próximo dos jogos de estratégia abstrata como xadrez ou damas: todo mundo tem peças iguais, não há "evoluções", "combos", superpoderes em geral. os recursos de cada um estão à vista e são idênticos para todos - exceto pelos tiles sorteados, que ajudam a renovar o jogo partida a partida, além de manter o suspense e alguma imprevisibilidade na hora das batalhas.

finalmente, o jogo tem outra característica que eu aprecio bastante: não só permite, mas pressupõe uma interação muito direta entre os jogadores. o recurso de forçar uma batalha entre seus adversários, sem participar diretamente dela, é muito legal e nos rendeu muitas risadas hoje.

resumo da ópera: dou o braço a torcer, e vou já incluir na minha wishlist.

---

é isso aí, amigos: Tigris e Euphrates (vice-versa) é um grande jogo.

assim como grande é o homem que não se acanha em transigir.

e meus cumprimentos a quem percebeu a coisa mais depressa que eu... :P

abraços paratodos!

10 comentários:

Rafael Mantovani disse...

como eu já disse pro dimitri, este jogo tem várias coisas que acho especialmente divertidas:
- conglomerados de peças que crescem e se encontram depois;
- uma batalha pode devastar o tabuleiro e abrir um grande deserto;
- os monumentos gerando renda de pontos, essa idéia de que alguém vai enconstar no monumento e ficar se dando bem até alguém vir tirar;
- a ambientação mesopotâmica (lembro que naquela lista do bgg recentemente indicada pelo dimitri o jogo tinha outro tema original, qual era mesmo?);
- a possibilidade de vencer o jogo com um esquema mais 'faça ataques ágeis e espertos, e conquiste pontos na força, fazendo vários pontos por vez mas de um jeito meio desordenado' ou 'construa sua plantaçãozinha de pontos no canto do tabuleiro, com todos os seus líderes dentro'. É um jogo que balança muito bem o lance de desenvolvimento pacífico com o de conflito e ataque. Um tema que acho que também caberia bem ao tigris seria o de colônias de bactérias lutando pela sobrevivência numa poça de nutrientes, às vezes eu gosto de jogar fingindo que é isso. :-)

apareçam lá no gametableonline.com,
bjos

Hugo Carvalho disse...

e já que gostam tanto, bem que podem fazer uns joguitos via mail, no boardgamegeek com a malta aqui de portugal.
os jogos abertos têm o nome de Portugal e a password é portugal (minusculas).

Anônimo disse...

eu joguei duas vezes no BGG mas ainda não consegui "entrar no clima" dele... mas como todo bom jogo do Knizia você tem que jogar várias vezes até enteder bem o que tá fazendo...

certamente darei outras oportunidades para ele, mas queria jogar "ao vivo" para ver o quanto o jogo ganha em divertimento (pois tipo com o Catan jogá-lo on-line ou em casa a diferença é enorme)...

abraços

Dimitri BR disse...

ih, gora que notei: o Mantovani ilustrou o post. merci, Manti! só lembre de indicar qualquer edição, certo? bjos.

Tânia disse...

Não temos o Tigris & Euphrates por aqui (só joguei uma vez na estréia no jogo do Stein quando ele veio ao Rio), mas temos a versão cards, a qual insisto que temos que re-testar. Joguei com as regras certas na Mega jogatina da Independência e devo dizer que o jogo melhorou muito

Anônimo disse...

Aliás, estamos pensando em outra Mega-jogatina no "dia das crianças"...

Maiores detalhes mais a frente...

zorg disse...

O Tigris é, provavelmente, o meu jogo preferido e é, sem dúvida, aquele que joguei mais vezes, por causa da versão online do BGG (acho que tenho uns 150 jogos feitos, ou coisa assim).

É daqueles jogos que não se gastam. Depois de jogar 150 vezes, ainda vês qualquer coisa de novo e interessante no jogo 151. Poucos jogos que eu conheça têm essa qualidade (go, xadrez e?). Para além disso, o jogo joga-se igualmente bem com 2, 3 ou 4 jogadores (apesar de ficar muito diferente). O único defeito que tem é que, após mais de 150 jogos, não consigo jogar nada de jeito e perco como se não houvesse amanhã. ;)

Quanto à humildade, devo dizer que é uma das melhores qualidades que um ser humano pode ter. E eu sei do que falo, porque sou humilde como mais ninguém... devo ser considerado dos gajos mais humildes do planeta... o campeão do mundo, por assim dizer!

E mesmo assim, apesar da humildade me sair dos poros como suor do corpo de um maratonista que corta a meta cansado depois de vencer a maratona de verão transahariana, confesso que teria dificuldade em me retratar publicamente, num espaço de visibilidade internacional como é este blog, da forma que tu acabaste de fazer.

Muitos parabéns!
:P

Tânia disse...

Zorg, onde é esta versão online no BGG. Não é no Spielbyweb, né?

Hugo Carvalho disse...

A versão online do Tigris no BGG está no www.boardgamegeek.com. Para lá ir é relativamente fácil.
No página principal escolhe a opção MISC (menu azul escuto) e de pois online Games.
neste momento existem quatro jogos abertos chamados Portugal. a password é portugal (minusculas). Inscrevam-se. É necessário registo. O jogo é via mail, pelo que custuma demorar umas semanas.

Dimitri BR disse...

ayayay.

primeiro, a Tânia pergunta:
"a versão online no BGG não é no Spielbyweb?"

ao que Hugo informa:
"a versão online do BGG está no BGG".

e eu me pergunto:
será que estávamos certos ao achar que jogos estimulam o desenvolvimento mental das crianças??

:P

---

em tempo: não é meio chato esperar dias pra um sujeito escolher que tesouro quer pegar, ou desistir de uma batalha que está 12x0, bem no meio do seu turno?

:/

---

abraços paratodos.

(espero que Zorg, em sua modéstia, modestamente aceite este meu modesto cumprimento. posso reconhecer também que fui de longe superado em modéstia...)