domingo, 17 de setembro de 2006

Estréias da semana

O Caylus já é conhecido de todos, mas abrimos o jogo, para alegria do Alfredo, já que venceu e venceu bem uma partida de 4 pessoas, comigo segurando a lanterna.

Da minha parte estreei o Alibi com a Érika. É um jogo despretensioso, uma espécie de detetive por meio de cartas. As cartas são divididas em 4 grupos, sendo que cada carta conta com uma característica secundária.

Assim temos:

Cartas de suspeito (característica secundária - horário) Ex: Agente Murray a noite
Cartas de lugar (cs - localização) Ex: Casa na frente da porta
Cartas de armas (cs - espécie) Ex: Estrangulamento com a corda do piano
Cartas de emoções (cs - motivos) Ex: Amor - Brenda rompeu com ele

Tira-se secretamente uma carta de cada grupo que serão os objetivos a serem descobertos. Após, embaralha-se e distribui-se todas as cartas restantes entre os jogadores, que possuem uma tabela (a semelhança do Mystery of the Abbey) para ir eliminando as suspeitas.

Na rodada cada jogador tem direito a fazer uma pergunta para um jogador qualquer, cuja resposta necessariamente terá de ser um número. Após todos realizarem suas perguntas, passa-se uma carta para o jogador da esquerda. Na rodada seguinte passa-se uma carta a mais e assim sucessivamente, ou seja, ao final do 5o round estarei passando 5 cartas para o jogador a minha esquerda (notem que isso apressa o fim do jogo).

O jogo acaba quando alguém fizer uma acusação. Nesta acusação o jogador deve indicar um suspeito e no mínimo mais 3 características dentre as 7 restantes (tempo - lugar/localização - arma/espécie - emoção/motivo). Antes do acusador revelar suas características os outros jogadores determinam no mínimo 4 caractísticas quaisquer.

Cada característica vale ponto positivo ou negativo, dependendo se há acerto ou erro. Vence quem fizer mais pontos. Detalhe: o acusador ganha 7 ptos de bônus por ter sido o primeiro, mas seus eventuais erros serão penalizados em dobro.

É simples e divertido. Joga-se de 3 a 10 jogadores.

abs

Stein

Um comentário:

Anônimo disse...

Stein, você tem as regras escaneadas??? pareceu divertidinho mesmo, e já peguei os arquivos para fazer uma versão caseira... se der você pode me mandar as regras, não encontrei no BGG... =)

valeus...