terça-feira, 26 de setembro de 2006

A volta dos que não foram!


E contraponto ao post anterior, onde discutimos os impulsos pequeno-burgueses-consumistas (ou como diria uma conhecida minha, micro-burgueses) dos jogos de tabuleiro, uma das coisas mais legais é redescobrir um jogo que tinhamos gasto uma certa nota e parecia enfadonho, mas que na verdade é bem legal! O jogo em questão é o Tigris & Euphrates cardgame.

Tudo começou há uns 8 meses atrás, quando meu caro colega Dimitri chegou da Europa com uma das malas abarrotada de jogos. Um deles era encomenda das suas caras amigas Bel e Tania (mais popularmente conhecida como "Danada" em Portugal), e se chamava Tigris & Euphrates, considerado a obra-prima de Reiner Knizia e segundo colocado do ranking do BGG. Só que nosso caro amigo, ainda recém saído do cueiro em relação aos jogos de tabuleiro, comprou por engano o cardsgame do jogo. Testamos o jogo (com infinitas regras erradas, como de costume), achamos meio sem sentido, meio chato, e desistimos dele. E quando alguém sugeria o jogo, logo era rechaçado como se tivesse sugerido uma partidinha de banco imobiliário. E assim foi por muito tempo...

Até que um dia, no 1o encontro obatijolístico, Daniel Stein nos apresentou a versão original do jogo, da qual gostei muito! Dimitri também testou o tabuleiro e gostou, tornou-se um viciado na versão online (acho que só ele e o manti frequentam aquele site de jogos onde se acha o Tigris), e a Tania retestou a versão cards com as regras certas! Estava decidido, vamos dar uma nova chance ao jogo...

e ele é MUITO legal!! Jogamos (eu, Dimitri, Bel e Tania) no sábado duas partidas seguidas (coisa rara com a quantidade de jogos que temos a disposição) do Tigris de cartas e foi uma excelente jogatina! O Jogo fez sentido, começou-se a esboçar algumas estratégias e táticas, houve tensão, enfim, tudo que um bom viciado em jogos precisa! Acho que só a Bel não gostou, mas porque estava com dor de cabeça (eu acho...). Grande redescoberta nossa, e o melhor: o dinheiro das meninas não foi gasto a toa! Demorou "apenas" oito meses para descobrirmos um joguinho legal que estava nas nossas fuças!

Mais um jogo para ficarmos em dúvida para decidir o que jogar...

abs

2 comentários:

zorg disse...

Tenho imensa curiosidade em jogar isto. Como é que se compara com a versão de tabuleiro? O que é que se ganha/perde?

Tânia disse...

Zorg, na verdade a versão cards é muito muito semelhante a do tabuleiro. Ao invés de tiles você tem cartas que vão montando o tabuleiro. Você ganha pontos baixando cartas (ao invés de tiles)nos reinos em que você tem lider. A diferença é que pra pontuar você precisa de uma segunda carta da mesma cor da que você baixou pra colocá-la no seu monte de pontos.