terça-feira, 12 de setembro de 2006

jogando gato por lebre

salve tijoleiros e demais ilustres visitantes.

estou de volta ao Rio (já com saudade da temporada paulista! muito obrigado a Stein e Érica que tão gentilmente me hospedaram, e aos demais queridos amigos moradores de sp que me aturar... acolheram).

---

meu primeiro post de volta ao calor de minha terra natal (em São Paulo estava um frio europeu) é pra indicar uma geeklist do bgg [tradução, sempre tem alguém que precisa: uma lista de jogos feita a partir de algum critério arbitrário, hospedada no boardgamegeek - o site de referência para jogos de tabuleiro]:

http://www.boardgamegeek.com/geeklist/16285

---

quem me deu a dica desta geeklist foi o Stein, depois de ler uma referência a ela postada pelo Fábio Tola no yahoo group boardgamers br (alô, Tola! ih, fiz um palíndromo).

a lista foi feita pelo Bruno Faidutti (o criador do Citadels e outros tantos amados/odiados joguinhos), e é um inventário de jogos que tiveram seus temas alterados, seja do protótipo ou da versão antiga, para a (nova) publicação.

---

muitas mudanças foram extremas; acho que a que mais pode chocar os caros tijoleiros é a do Himalaya, que originalmente era ambientado ...no espaço! :]

...um iaque??

---

o Faidutti ainda avalia os motivos - mor das vezes mercadológicos - e os efeitos - benéficos ou desastrosos - das mudanças de tema.

muito interessante, vale conferir!

---

no mais, bons jogos e abraços paratodos.

...mas lembrem-se de sair na rua vez por outra! :]

10 comentários:

zorg disse...

Creio que a lista era sobre mudanças ao tema proposto pelo criador do jogo e não sobre reedições de jogos com outro tema (o Alhambra, se não estou em erro, também é uma reedição "retematizada" de outro jogo do Dirk Henn cujo nome não me recordo).

Curiosamente, creio já ter lido num sitio qualquer que o Ra também não tinha um tema egipcio quando o Knizia o propôs, mas não me lembro qual era o tema original.

Dimitri BR disse...

a lista contempla os dois casos: jogos re-tematizados antes do lançamento (caso do El Grande ou Baloon Cup), e reedições com novo tema (caso do Showmanager / Atlantic Star).

Rafael Mantovani disse...

haha, muito boa a lista, valeu pela postagem, dimi.

zorg disse...

Chirol, insultas-me quando insinuas que eu poderia nutrir outro sentimento, que não o desprezo total e absoluto, por essa agremiação patética e abjecta de betinhos e viscondes a armar ao pingarelho, a que deram o nome de sporting.

O meu clube é o glorioso! Eu tenho na alma a chama imensa! ;)

Sou do Benfica, portanto... :P

Dimitri BR disse...

liga não, zorg: o chirol é legal, mas é vascaíno...

Dimitri BR disse...

valeu manti. stay tunned for more rock'n'roll.

missbutcher disse...

Ô, Chirol, esse é um blog de jogos de tabuleiro, sobre jogatinas, jogatanas. Não venha manchar essas páginas virtuais com esse seu timinho.

zorg disse...

Nada como o futebol, para semear a discórdia e destruir amizades milenares... ;)

Já agora, dimitri e bel, qual é o vosso clube?

O Benfica do Brasil é o Flamengo, não é?

zorg disse...

O Benfica é o clube do povo, em Portugal. Até lhe chamam o clube do garrafão. :)

Mas também é o clube com a história mais rica, de longe, em Portugal e aquele que tem mais adeptos e sócios. Pensava que isso correspondia mais ou menos ao flamengo...

P.S.: O Boy George foi contratado por uma discográfica americana e prepara-se para gravar o seu primeiro disco a solo. Vai ser o primeiro iaque a conseguir fazê-lo... mas ele de facto canta e dança muito bem! ;)

missbutcher disse...

Zorg, eu e Dimitri somos flamenguistas. E, se o Benfica se identifica com o povo, entende a alma do povo e faz a alergria (e de vez em sempre a tristeza) do povo, sim, somos equivalentes.
:-)
No momento (ou melhor, nos últimos 10, 15 anos) o Flamengo não nos deu lá muitas alegrias, é bem verdade.
Mas o Vasco está longe de ser um time da elite e com uma história para se orgulhar, não é mesmo Eurico Miranda?

;-)