terça-feira, 16 de maio de 2006

Eureka

Já faz algum tempo que estou com o Tigris & Euphractes em casa e nada de entender as regras. Só faltava um detalhe: como faço para descobrir quem ganha o jogo? Não estava entendendo e tinha resolvido entregar os pontos e consultar o Alfredo, para ver se o problema era minha tradução.

Qdo estava passando a regra para o Alfredo, explicando o problema, tive um insight e descobri o que estava dando errado. Ganha o jogo quem tiver mais pontos na pior esfera da respectiva civilização!

Como funciona:

Cada jogador representa uma dinastia. Cada dinastia é composta por 4 líderes representando 4 esferas de civilização (política, comercial, religiosa e agrícola), cada indicada por tiles de cores diferentes (verde, vermelho, azul e preto).

Toda vez que vc coloca um tile verde num reino onde esteja o seu líder verde, vc ganha um ponto verde. Assim, vc vai somando pontos das quatro cores ao longo do jogo. No fim, contabiliza os pontos de cada jogador em cada uma das cores, toma-se a pior cor daquele jogador e se compare com as piores dos outros. O jogador com a melhor "pior" vence.

Genial.

6 comentários:

missbutcher disse...

Stein, você comprou o original? A gente aqui tem a versão cards e as regras são as mesmas. Boa sorte. A versão cards não pegou por aqui. É bem sem-gracinha.
Bj

PS: Estou na volta na área. Mas muito ferrada com o fechamento atrasado. Quem sabe encontro um de vocês na cyber-madrugada

Dimitri BR disse...

sim, o esquema é esse, vale o que tiver menos. segundo consta, é um mecanismo recorrente nos jogos do Knizia - mas eu até agora só o vi no T & E versão cards.

confira ainda, Stein, se você faz pontos quando põe os tiles mesmo; na versão card (que tem 3 líderes apenas), vc tem 2 action points por round, e um deles PODE SER receber pontos de acordo com os tiles/cores dos líderes.

há ainda um limitante, nesta versão: você tem de pontuar recolhendo numa pilha fechada pontos da sua mão, da cor que estiver pontuando.

estou curioso pra ver esse jogo, e descobrir como o Knizia pôde ser tão incompetente, pra diferença de colocação entre a versão board e a versão card ser de 451 posições no ranking do bbg!

abraços

missbutcher disse...

Dimitri, você ainda não jogou, né?
Pois bem, posso dizer que entendo perfeitamente os quilômetros de distância entre eles. Não joguei o board, mas já foi o suficiente experimentar a versão cards.

Dimitri BR disse...

ué, joguei sim, Bel, com a Tânia.

Tânia disse...

Dimitri, sua memória tá mal. Só por vc não lembrar as regras a gente já vê que o jogo de cards não colou.

O cards tem 4 líderes mesmo (o rei, o clérigo, o mercador e o vermelho que não lembro, deve ser construtor ou algo do gênero).

Entre as duas ações que vc pode fazer no round estão:
colocar uma carta, colocar um lider, mover um lider ou jogar uma carta catástrofe.

A pontuação vc faz baixando cartas da mão e isso não conta como ação, basta vc ter o líder em um reino com cartas da cor dele e vc ter as cartas da mesma cor na mão.

Realmente a idéia de que só a menor pontuação contar é muito boa, pena que não foi suficiente pra salvar o jogo de cards. Não conheço o jogo original, mas pelo que o Stein tem escrito tenho a impressão de que quiseram fazer um jogo de cartas em muitos pontos idêntico ao original e acabou não funcionando. Talvez tenham faltado algumas adaptações.

O papel dos barcos no jogo de cartas, por exemplo, é ridículo. Imagino que no original eles cumpram de verdade um função.

Beijos a todos

Anônimo disse...

Your website has a useful information for beginners like me.
»