quinta-feira, 4 de maio de 2006

Lust auf Vorspiel?

spielcafe: Graziela disparada na frente

Lust auf Vorspiel?
(ou traduzindo livremente: tesão em preliminares? Ou mais livremente ainda: vontade de jogar?)

A Alemanha é o país dos jogos de tabuleiro. Assim, mesmo sem amigos tão nerds e aficcionados por jogos como vocês, ainda é possível encontrar alguém disposto a te acompanhar numa jogatina eventual. Foi assim que eu e Kai - um alemão amigo meu mais inclinado a jogos de tabuleiro do que a média e conhecedor de lugares cool em Frankfurt - convencemos umas outras três pessoas - um alemão, um cara de Chipre e a menina brasileira que chegou aqui domingo - a irem com a gente a um bar onde você pode alugar jogos. Assim, ontem, direto da Uni, eu, Kai, Christian, Mehmmet e Verônica fomos ao Vorspiel.

O bar é muito bonitinho, não muito grande, com boa trilha sonora de fundo e uma grande variedade de jogos. Em cada mesa há um catálogo com todos os jogos separados por número de jogadores e, dentro de cada separação, subdivisões em categorias como tática, sorte e etc. Na ficha de cada jogo tinha o nome dos autores, idade recomendada, tempo médio de duração, se tinha ganho algum prêmio e uma breve descrição de uma ou duas linhas. Os jogos estavam em estantes ao alcance de todos. Assim, você também poderia escolher o jogo simplesmente olhando na estante. Uma vez escolhido o jogo você pode ou pedir para o garçon trazer ou pegar você mesmo, só precisa avisar eventualmente qual o número do jogo que você escolheu. Cada aluguel custa entre um e dois euros por jogo, não por pessoa. Você não precisa nem pagar um depósito e nem ningúem confere se o jogo está completo depois. O sistema é simplesmente baseado em confiança.

Assim, chegamos, pedimos alguma coisa para comer e beber e começamos a discutir qual jogo a gente jogaria. Basicamente eu e o Kai, porque o resto do povo ía topar qualquer coisa mesmo. Bom, jogos para cinco pessoas; fui vetando tudo que durava mais de uma hora, uma hora e meia (e com isso, o Amun-re, o Puerto Rico e outros jogos que gostaria de testar, mas era pra ser realista, né?). Daí ficaram, entre os que eu estava interessada: Cartagena, Niagara, Ohne Furcht und Adel, Zug und Zug (America) e mais algum que eu não lembro agora. O Kai não queria jogar Ohne Furcht (ele disse que não gostava, mas depois confessou que o problema é quu ele sempre perdia), e a gente acabou vetando também o Zug und Zug, pra jogar algum jogo que a gente não tivesse jogado ainda.

Só que a gente tinha pedido comida e estava cheio de coisa na mesa, então não dava pra começar com um jogo de tabuleiro. O Kai sugeriu que a gente jogasse Wizard, um jogo de cartas que ele tinha levado, enquanto não terminava de comer, e assim fizemos. Wizard é um jogo muito divertido, também conhecido no Brasil como Prognóstico. Enfim: é um jogo de vaza, você tem que acertar no início quantas vazas você vai ganhar nessa rodada, uma cor é sempre trunfo, o número de cartas na mão aumenta de um em um até a última rodada, onde todas as cartas são distribuídas. Você faz vinte pontos cada vez que você acerta quntas vazas você vai ganhar e mais dez pontos por cada vaza que você ganha, e perde pontos se erra. A Verônica começou ganhando, o Kai passou dela no meio do jogo e eu passei dele no final: ponto para o time do Brasil.

Daí chegou a hora de escolher de fato qual jogo iríamos jogar. A dúvida estava entre o Cartagena e o Niagara. O Cartagena eu me lembro que alguém comentou aqui no Oba, mas não me lembro o quê. O Niagara eu sempre quis jogar, tipo pra entender porque é um Spiel des Jahres. Daí, meio que aleatoriamente, acabamos escolhendo o Niagara. O jogo é legal, embora eu ache que deva enjoar rápido, mesmo tendo jogado só uma partida. Você tem 2 canoas e precisa conseguir um certo número de pedras preciosas que ficam em minas espalhadas na beira do rio. Cada canoa só transporta 1 pedra preciosa por vez. Ih, tô com a maior preguiça de explicar o mecanismo do jogo. Enfim, ganhei esse também, embora basicamente por sorte, com a ajuda da correnteza no final de um turno, me deixando no turno seguinte com todas as opções de movimento possíveis.

Enfim, é isso. Fiquei tão feliz de jogar uns joguinhos que quis compartilhar com vocês. Espero que possa repetir o programa logo.

Abraços e beijinhos para os mais legais e divertidos nerds viciados em jogos do Brasil,

da correspondente do Oba, tijolo! na Alemanha.

7 comentários:

missbutcher disse...

Grazi, muito interessante esse barzinho aí. E barato alugar os jogos. Adorei o sistema. Não sei se o Dimitri comentou com você, mas ele ficou interessado por um espaço que o albergue da amiga da Tânia tem aqui. É um bar, pequeno, que poderia perfeitamente servir como filial carioca do Vorspiel. Depois, peça mais informações para o moço. Primeiro temos que saber se o povo do albergue está interessado...
Beijos!

Dimitri BR disse...

êêê, que legal, o primeiro post (transatlântico!) da Graziela!

um beijinho, amor!

ìch habe lust auf vorspiel mit dich! ;]

Anônimo disse...

ei grá,

eu também gostei do seu post e adorei vc ter escrito aqui.

Quando eu estava em Bremen também fui a um lugar equivalente ao Vorspiel (mas menor e menos profissional, pela sua descrição), e fiquei lamentando muito que não houvesse lugares assim no Brasil. Hoje mesmo eu tentei explicar a uma amiga minha sobre o Samurai e não consegui convencê-la muito bem que era interessante...

O Niagara é bem legal, mas eu realmente acho que enjoa fácil, só deve ficar bom se vc joga com oponentes muito foda, se as pessoas jogam mal o jogo fica muito aleatório. E agora tem uma expansão para o Niagara também, tanto o jogo básico como a expansão estão disponíveis no BSW.

Esses dias eu aprendi um daqueles jogos de beber (drinking games) muito divertido chamado Kings - na verdade, ele é a reunião de vários "party games" num só: Eu nunca, verdade ou consequencia etc. num mesmo jogo, eu vou procurar a regra certa na net e posto aqui.

bjo para todos em todos os continentes

Tânia disse...

OI gente! Cheguei a entrar numa loja destas em Paris, mas lá o jogo era 5 euros, não sei se por pessoa ou por partida. Infelizmente não tinha com quem testar o sistema, de qualquer forma achei muito interessante porque assim vc pode testar os jogos e escolher os que realmente quer comprar.

Beijinhos Graziela! E continue ganhando destes alemãs

Anônimo disse...

muito legal essa ilustração!

bjos

Graziela Grise disse...

Ei, Dimitri!

Invadindo meu post!

beijos pra todos...

Dimitri BR disse...

puxa, Gra, pensei que você ia gostar!

não quer que as pessoas vejam como você bebe café?

e foi até você mesma quem bateu a foto! nada mais apropriado pra ilustrar seu post.

beijos! parati e paratodos.