terça-feira, 2 de maio de 2006

tijolo por tijolo


unpublished prototype

Salve camaradas!

como todos já sabem (e quase todos já tiveram a oportunidade de comprovar na prática) criei um jogo, desenvolvido junto com a Graziela, e já bastante playtestado - bem, nunca é demais, voluntários continuam bem-vindos! :]

mas sim: além deste nosso, temos também em produção dois jogos do Mantovani (um já testado), e ainda o pioneiro jogo do Alfredo (cujo tempo de desenvolvimento parece proporcional ao tempo de jogo dos mais cabeçudos wargames :) .

---

este post é um pedido e um lembrete aos queridos colegas que puderem contribuir - para além do playtest com jogadores de gabarito, !muchas gracias!, e das sugestões e questionamentos - com esta mui louvável iniciativa de nossos boardgamegeeks tupiniquins.

eis as solicitações:

1 - Tânia andou em contato com uma amiga que fez um jogo educativo, e obteve algumas informações a respeito do registro; por favor poste elas aqui, e o que mais a Flávia tiver descoberto que possa ser útil!

2 - já os paulistas bem poderiam fazer contato com o Fabiano (gamedesigner conhecido da galera) e se informar a respeito de: 2.1 - registro, 2.2 - concursos (como o que o Fabiano venceu) e 2.3 - editoras (nacionais e/ou estrangeiras). quem se habilita, rapazes? postem aqui também as respostas do cara.

---

desde já agradeço as informações, e aproveito pra reiterar que tem sido um prazer - além de fundamental pra finalizar o jogo - poder jogar o protótipo entre uma partida e outra de tantos jogos consagrados, com meus queridos colegas de tijolo!

beijos paratodos

PS: espero em breve poder testar e debater novamente suas produções, Mantovani!

e você, Alfredo? vai aproveitar a onda pra se empolgar e retomar aquele, ou vai partir pra um novo...?

aliás, quem quiser um playtester, estou às ordens :]

6 comentários:

missbutcher disse...

Tenho, em algum lugar, contato com uns desenvolvedores de jogos em Niterói. Eles já publicaram alguns pela Xalingo. Dimitri, você lembra daquele Os Quatro Elementos, que tá lá em casa? Pois bem, é deles (aliás, a gente ainda não testou, né?). Vou ver se acho o contato. Eles podem dar dicas de como registrar e publicar os jogos.

Rafael Mantovani disse...

dimi,

eu conversei bem rápido com o Fabiano esses dias e andei perguntando algumas coisas, obtive uma informação curiosa e meio deprimente:

- os designers de um jogo não ganham nenhum dinheiro quando fecham o contrato com a editora, eles ganham apenas 3% do valor de vendas do jogo. Isso quer dizer que, se o seu jogo custar 30 reais, você ganha 90 centavos por cópia vendida. Ou seja, para ganhar 900 reais, vc tem que vender mil cópias. Mundo cão. E pelo que ele falou é assim na Europa também (com a diferença, é claro, de que na Europa as pessoas compram muito mais jogos). É claro que a remuneração fincanceira não é o nosso incentivo principal, mas é legal a gente saber isso já de cara pra não se iludir (eu, nos meus sonhos pueris, tinha imaginado que um criador de jogo ganhava uns 5 mil reais só no fechamento do contrato, e depois mais uns 15% das vendas).

Findo o assunto monetário, eu gostaria de dizer que estou MUITO interessando em fazer uma "sessão intensivíssima" de produção de protótipos de jogos. A minha ambição inicial era produzir os protótipos sozinho aqui e tal, mas percebi que seria mais divertido, fácil e inteligente fazer isso com mais pessoas que se dispusessem, por isso estou fazendo dessa sessão de protótipos um evento programado pra quando eu for aí no Rio, o Dimitri eu tenho quase certeza que topa, os outros (que souberem recortar cartinhas e não forem tão tortos com a tesoura que nem o Dimi :-) que se dispuserem a ajudar também serão muito bem-vindos. O que eu preciso é produzir 50 cartas para o jogo dos gatos, o Diego (daí do Rio) se dispôs a fazer os desenhos para mim, vou só esperar que ele esteja falando sério. E pro outro jogo são um tabuleiro (mais ou menos fácil de desenhar, são apenas vários círculos concêntricos), mais uns personagens que eu já desenhei no paintbrush e 50 cartas. Então quem estiver aí no Rio quando eu for está convidado.

Outra coisa: eu comprei num sebo um livro que ensina vários jogos de tabuleiro antigos e muito interessantes, vários deles parecem fáceis de fazer e acho até que dá pra jogar tirando um xerox dos tabuleiros impressos no livro. O Dimi me indicou a página de um jogo criado pelo Bruno Faidutti que só precisa de uns peões de plástico e uns barbantes. Vamos fazer esses jogos também?

Tânia disse...

Bom, cortar eu sei. Fiz todos os maternais e jardins. Tenho também bastante experiência com posters pra congresso antes da era power point. Só não me coloquem pra desenhar. Não saio das figuras geométricas. Círculos concêntricos dá pra resolver com um bom compasso e as aunlas de desenho geométrico do CAp.

Amanhã eu peço pra Flavia o endereço do tal lugar dos registros.

Beijos

missbutcher disse...

Bom, ao contrário da Tânia, me parece que não fiz nem maternal muito menos jardim. Sou zero aa esquerda no corte e cola que não seja CNTRL+C, CNTRL+V. Posso ajudar com os comes e bebes, o social, testando os joguinhos... essas coisas.

Dimitri BR disse...

ueba!!

---

valeu pelas informações, pessoal.

minhas intenções de publicação são bastante sérias porque, ainda que o contrato-padrão seja muito caído, a publicaçào "oficializa" a coisa em muitos níveis: oficializa o jogo, seu direito sobre ele, você como designer...

sem contar o fato de que o jogo passa a existir numa versão impressa, fica mais fácil de correr atrás de outras coisas com ele, mandar pra concursos, convenções, etc.

(aliás Manti, pega mais detalhes com o Onça!)

---

Bel, rola mesmo esse contato com os caras do quatro elementos? sabe que eu estou há uns dias bolando um jogo com os quatro elementos? ayayay... bem, não estava ficando bom mesmo, de repente é melhor mudar de tema :]

---

ah, e só pra deixar claro: meu UEBA! lá em cima foi pra proposta de fazer protótipos - e depois jogá-los, é claro! contem comigo. pena a Gra não estar por aqui :[ ela é muito habilidosa! ;]

beijos!

Dimitri BR disse...

ah, e Manti, traga também o Kontor, pra que nós cariocas possamos fabricar uma cópia pra nós, também!

bjos

PS: Tânia?... :P