segunda-feira, 8 de maio de 2006

O jogo do busão



amigos nerds,

que lindo ver tantos posts num mesmo dia! Eu vou participar deste dia próspero falando do Bus, que eu tenho jogado no SpielbyWeb.

Pra começar, o Bus não é um jogo infantil, e sim um daqueles jogos praticamente sem elementos de sorte, sem cartas ocultas nem nenhum outro elemento que não seja revelado e aberto. Assim como no Caylus e no In Schatten des Kaisers, os únicos fatores de aleatoriedade no jogo são a) o sorteio do starstpieler e ordem dos jogadores; b) a aleatoriedade do que se passa na cabeça dos outros. A cada turno há uma lista de ações disponíveis, os jogadores vão se revezando na escolha dessas ações e têm que ficar pesando o que vale mais a pena. Além disso, o Bus também é um jogo de "desenvolvimento sobre um território" (como o ticket, o thurn und taxis), e envolve o tão divertido planejamento de rotas e fodimento das rotas dos outros.

O tema obviamente é o gerenciamento de rotas de ônibus numa cidade. Os jogadores representam empresas de ônibus, e durante o jogo têm que expandir suas linhas pelo tabuleiro (com o detalhe de que cada jogador só tem uma única linha contínua, não existem linhas múltiplas nem bifurcações, pois essa linha representa o trajeto percorrido pelo seu ônibus, é uma "linha de ônibus" mesmo). Com essas linhas, os jogadores transportam passageiros para onde eles querem ir (casa, escritório ou bar) e assim fazem pontos. Pode soar parecido com o ticket ou outros jogos que já existem, mas a mecânica é original, tanto em relação à escolha das ações no turno quanto às regras para o desenvolvimento das linhas no tabuleiro.

O Bus foi inventado em 1999, e tem um tabuleiro muito cool (pelas fotos que eu vi no BGG). A versão do SpielbyWeb infelizmente não é tão bonita e bem trabalhada quanto a do Amun Re, mas eu recomendo completamente que vocês participem de alguma partida lá (eu já estou numas cinco). Se vocês abrirem ou forem participar de alguma partida podem me avisar que eu quero entrar também.

(Eu gostaria também de recomendar o muito divertido Hoity-Toity, mas este post é sobre o Bus, então por favor não fiquem interessados pelo tão legal jogo Hoity-Toity, que se passa no mundo dos colecionadores de antigüidades valiosas).

beijo pra todos, e joguem Bus

2 comentários:

Dimitri BR disse...

outra coisa interessante do bus é que ele foi lançado por uma companhia fundada por um grupo de estudantes boardgamers alemães.

http://www.boardgamegeek.com/game/552

Rafael Mantovani disse...

ixi, tô achando que foi um robô que postou isso aí em cima...